sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cultive amigos de verdade

A verdadeira amizade é descrita como laços fortíssimos que se estabelecem entre duas ou mais pessoas em virtude das afinidades intelectuais e do prazer peculiar que a presença de cada uma delas provoca nas outras.

Amigos de verdade são sempre poucos, sendo usual que tenhamos um que é sentido como o melhor de todos.

O sentimento nas amizades é muito parecido com o amor, pois ficamos à vontade para agir com espontaneidade quando estamos em companhia de um amigo.



O prazer oriundo das trocas de ideias é enorme. Adoramos relembrar as experiências que compartilhamos no passado. Encanta-nos a forma de fazer humos e de rir que nosso amigo tem. O encantamento da amizade se distingue do amor por dois aspectos, sendo que um deles tem que ver com a sensação de aconchego e o outro, com a falta que o amigo nos faz.

A saudade do amigo não dói como dói a falta da pessoa amada, de quem dependemos de uma força intensa e, até certo ponto, mais imatura, porque nos provoca a sensação de aconchego que nos apazigua como se fôssemos criancinhas.



Amigos verdadeiros são os que despertam em nós o prazer da companhia e também a plena e absoluta confiança de que agirão sempre com lealdade.


Na vida atribulada de hoje em dia temos muitos conhecidos, pessoas com as quais convivemos com reservas. Conhecidos podem ser pessoas muito agradáveis e de convívio delicioso. Podem ser em grande número e ótimos para contatos superficiais. É bom ter conhecidos e cultivar esses relacionamentos.

Porém, são diferentes daqueles poucos amigos em quem podemos confiar cegamente.

Beijos nos pés!



Fonte: Superdicas para viver bem e ser mais feliz, por Flávio Gikovate.

Dedico esse post ao meu mais novo seguidor chamado Nino, dono do blog chamado Homem 44 no qual amo de paixão.