quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Rafael Cardoso

Nasceu em Porto Alegre (RS), no dia 17 de novembro de 1985.

O poder de seus olhos verdes é mais forte do que os pesos da sua rotina diária de exercícios físicos e musculação.

Um pouco tímido e com um sotaque carregado do sul do país, o ator preza a fidelidade, sonha em ter filhos, é romântico e adora fazer surpresas para a mulher amada. O cara é um chef de mão-cheia.
  
Quando não está trabalhando, rafael se diverte correndo de kart com os amigos ou construindo e reformando móveis em sua casa. Também adora viajar com a mulher, a atriz e produtora Mariana Bridi, 23 anos, com quem está há cinco anos. 

Os dois ainda não casaram no papel, mas pensam em reunir os amigos para celebrar o romance.

Apesar da paixão com que fala da mulher e do futuro juntos, a relação do casal já teve um período de turbulência: no ano passado, ficaram quase sete meses separados. 

Tempo que serviu para que ambos repensassem o namoro e, no fim, decidissem dar uma nova chance ao amor. Acha indispensável ter uma companheira em sua vida.

E é fugindo do estereótipo de bom moço, mas com o mesmo olhar intenso, que Rafael fala de sexo. Acha que vale tudo e que não dá para ter pudor. Considera o sexo transcendente, quase sagrado.


Rafael morou em Porto Alegre até os 19 anos e, na adolescência, sua grande paixão era o futebol. Torcedor do Grêmio, chegou a jogar nas categorias de base do clube.

Acabou desistindo ao descobrir sua vocação para a atuação, depois de fazer alguns espetáculos teatrais amadores na cidade. Tudo com o apoio de seu pai, João Cardoso, 53 anos, uma das figuras mais importantes na vida do ator. Os dois ficaram ainda mais ligados depois da morte precoce da mãe de Rafael, quando ele tinha apenas 11 anos, por causa de uma infecção generalizada após uma operação para retirar um tumor do pâncreas.

Além da perda da mãe, ele ainda precisou enfrentar outros problemas familiares, como o envolvimento de seu irmão, João Cardoso, 29 anos, com drogas.

Drama superado, o ator considera-se um vencedor por ter passado por esses baques sem esmorecer. Aprendeu que a vida não é só flores e também a se manter forte para ajudar os outros. E a querer ser feliz. Também acredita que não adianta lamentar e reclamar da vida, porque os problemas existem e é preciso saber minimizar os danos.

Em 2004 ele se mudou para o Rio de Janeiro para cursar a Oficina de Atores da Rede Globo, e, depois de três anos – e muitos testes –, foi escalado para sua primeira novela na emissora, Beleza Pura, de 2008.
  
Quando faz um balanço de sua trajetória, mesmo com a pouca idade e o pouco tempo de carreira, Rafael sabe que aprendeu muito, tanto pelos obstáculos na vida pessoal pelos quais passou quanto pelos trabalhos que já fez na televisão, no teatro e no cinema. A grande lição que tirou é “Viva o presente”.

Beijos nos pés!