terça-feira, 3 de setembro de 2013

Eric Bana



Eric Bana, nome artístico de Eric Banadinović, nasceu em 9 de agosto de 1968 em Melbourne, Victoria (Austrália). É um ator de cinema e televisão, filho de pai croata e mãe alemã. Ele começou sua carreira como comediante em Full Frontal antes de ganhar o reconhecimento crítico na cinebiografia Chopper (2000)


Após atuar por mais de uma década na televisão australiana, Bana ganhou a atenção dos olhos de Hollywood após atuar em filmes de sucesso e de crítica.


Com 1,89 m de altura, Eric é o mais novo dos dois filhos. Seu avô paterno se mudou para a Argentina ao final da Segunda Guerra Mundial.

Dono de um humor muito peculiar, que contrasta com seus filmes no início de sua carreira, uma vez que iniciou fazendo produções violentas, tais como Chopper (2000) e Black Hawk Down (2001).


Eric Bana tornou-se conhecido na Austrália, precisamente por causa do humor. Em 1993 assumiu o papel de escritor e ator na série Full Frontal, e em 1997 co-produziu o programa The Eric Bana Show, em 2000 estreia no filme Something In The Air, para a TV australiana, passo importante para o lançamento da sua carreira para outros horizontes.

O grande desafio da sua carreira foi interpretar o papel de Marke Chopper Read, em Chopper. Para este filme teve que engordar treze quilos e tatuar o seu corpo, de modo a aproximar à sua personagem ao verdadeiro Read. 

Mais tarde, veio a integrar o elenco do filme Black Hawk Down.

Em 2003, torna-se mais conhecido ao interpretar o Dr. Bruce Banner no filme Hulk, famoso personagem das Histórias em Quadrinho da Marvel Comics. 

No mesmo ano também dá voz a Anchor, na animação Finding Nemo (Procurando Nemo).

Em 2004, participa do sucesso de bilheteria Tróia. No filme, Bana vive o papel de Heitor, ao lado de outros nomes já conhecidos como Brad Pitt e Orlando Bloom.

Foi um dos atores que estava cotado para o papel de James Bond após a saída de Pierce Brosnan.

Em 2005, Eric Bana foi uma surpresa ao participar no famoso e premiado filme de Steven Spielberg, Munique, trama com atuação de Daniel Craig e Geoffrey Rush. Esta foi aclamada sua melhor interpretação nos cinemas. 


O filme também causou grande polêmica por parte da crítica cinematográfica, pois falava dos acontecimentos a respeito do grupo terrorista Setembro Negro e o Massacre nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972 em Munique. O filme foi um sucesso de crítica, e foi nomeado para cinco Oscars em 2006.


Bana foi convidado em 2006 a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Em 2007, filmou Lucky You, que conta a história de um jogador profissional de pôquer.


Em 2008 Bana deu vida ao personagem de Henrique VIII da Dinastia Tudor da Inglaterra no filme The Other Boleyn Girl. Inicialmente o filme foi baseado na obra literária A Irmã de Ana Bolena, de Philippa Gregory.



Em 2009, interpretou o vilão Nero, em Star Trek, um romulano muito perturbado, segundo palavras do velho Spock.



Bana é membro de projetos de caridade para jovens sem-teto, Youth Off The Streets

Em 2008 ele apareceu com o padre Chris Riley em uma propaganda para apoiar o apelo anual da organização.


Fonte: Wikipédia.