terça-feira, 25 de setembro de 2012

Lukas Podolski



Lukas Josef Podolski nasceu em 4 de junho de 1985 em Gliwice, na Polônia. Tem 1,82 m de altura e pesa 81 kg.


Nascido no seio de uma família de atletas, uma vez que o pai também era jogador de futebol e a mãe jogadora de Handebol. Em 1987, com apenas dois anos, acompanhou os pais quando eles se mudaram para a então Alemanha Ocidental, onde passaram a residir nos arredores de Colônia.


Lukas Podolski integrou as camadas jovens do 1. Fuβball-Club Köln , o clube mais representativo da cidade.

Com apenas 18 anos, em novembro de 2003, Podolski estreou na equipe principal do 1. Fuβball-Club Köln, que participava na Bundesliga, a primeira divisão do futebol alemão.

O 1. FC Köln acabou por descer de divisão, mas o jovem avançado marcou dez gols nos 19 jogos em que participou.

Foi o melhor registro de toda a história de um jogador com 18 anos na história da Bundesliga.

Na temporada seguinte, 2004/2005, Lukas Podolski representou o 1. FC Köln na segunda divisão alemã. Onde marcou 24 gols e foi fundamental para ajudar a equipe a regressar à Bundesliga. De novo na principal divisão alemã, em 2005/2006 marcou doze gols pela equipe do 1. FC Köln.


Os dotes de goleador de Lukas Podolski começaram a ser apreciados por representantes de clubes importantes da Alemanha, como o Bayern de Munique, o Hamburger Sport-Verein e o Werder Bremen.

O jogador nascido na Polônia acabou por chegar a acordo com o Bayern de Munique, um dos mais poderosos clubes do mundo, que passou a representar a partir da época 2006/2007, após a Copa do Mundo da FIFA. Lukas Podolski estreou na Seleção Alemã de Futebol em 6 de junho de 2004, num jogo contra a Hungria.

Tornou-se assim o primeiro jogador da segunda divisão alemã a representar a Seleção Alemã de Futebol. Ainda nesse mês, Lukas Podolski esteve presente no Campeonato Europeu de Futebol, disputado em Portugal. Em 2005, representou a Alemanha na Copa das Confederações, onde marcou três gols.

No ano seguinte, já como titular indiscutível, jogou pela Alemanha no Mundial 2006, disputado preciosamente no seu país, tendo ajudado a seleção a chegar ao terceiro lugar.

Podolski marcou três gols no torneio e foi eleito o melhor jogador jovem do Mundial, à frente do português Cristiano Ronaldo. A contar para a fase de apuramento para a Euro 2008, Lukas Podolski, em setembro de 2006, marcou quatro gols num só jogo, numa partida em que a Seleção Alemã bateu San Marino por 13x0.

Quando estreou, usava a camisa de número 20. E ficou usando esse mesmo numero durante a Eurocopa 2004, a Copa das Confederações de 2005, a Copa do Mundo de 2006 e a Eurocopa 2008.

Mas após o segundo lugar, depois de perder para a Espanha na final, Podolski se tornou titular absoluto da Mannschaft e passou a utilizar a camisa de numero 10, a mesma que usava no seu clube, o Colônia.

É titular absoluto da seleção, jogando como atacante ou meia ofensivo, pelo lado esquerdo do campo, por preferência do técnico Joachim Löw.

Atualmente, joga pelo Arsenal e pela Seleção Alemã. Poldi é conhecido pelo seu forte chute com a perna esquerda, e pela sua grande técnica.


Fonte: Wikipédia.
Dedico ao meu novo seguidor chamado Fred.


Beijos nos pés!