quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Yoann Gourcuff



Yoann Miguel Gourcuff nasceu em 11 de julho de 1986 em Ploemeur, na França. Atualmente, joga pelo Lyon. É filho do técnico do Lorient e ex-jogador Christian Gourcuff.


Com 1,85 m de altura e 79 kg, Gourcuff impressionou com suas habilidades e semelhanças físicas com o também francês Zinédine Zidane. Isso fez com que Gourcuff fosse apelidado de Petit Zidane (Pequeno Zidane).


Em 2003 Gourcuff assinou o seu primeiro contrato como profissional, tendo sido Lazslo Bölöni o técnico do Rennes responsável pela sua estreia. Na temporada 2005-2006, Gourcuff vestiu a camisa 10, sendo uma das principais revelações da Ligue 1, onde fez 6 gols.


No meio-campo, Gourcuff ocupava um lugar de destaque na armação e no equilíbrio de jogo.


Com a saída de Rui Costa para o Benfica, a ida de Gourcuff ao Milan era de uma ambição maior do que uma simples alternativa a Kaká. Gourcuff poderia marcar a renovação do time milanista.

Assim, para Gourcuff ter mais chances de jogar, teria de ser, na teoria, no lugar de Kaká, que atua na mesma posição que a do francês, jogando pelo meio mas, na maioria das vezes, caindo ligeiramente para a meia-direita para sair da marcação e fazer passes curtos e longos ou lançamentos.


Sem chances no Milan, Gourcuff foi emprestado ao Bordeaux. Foi escolhido o melhor jogador da Ligue 1 na temporada 2008-2009. Foi um dos maiores responsáveis pela conquista do campeonato francês. A temporada foi também marcada pelo fim da hegemonia do Lyon na França e por um recorde.

O Bordeaux se transformou no primeiro clube francês a conquistar onze vitórias consecutivas na Ligue 1. Ao fim da temporada, a direção anunciou que havia acionado a cláusula que permitia a compra dos direitos do jogador junto ao Milan pela quantia de €15 milhões.

Em agosto de 2010, Gourcuff foi vendido ao Lyon por uma quantia de €22 milhões.


Teve boas atuações na Eurocopa Sub-21 de 2006, competição vencida pela Holanda de Huntelaar. Jogou no meio-campo, ao lado do canhoto Mavuba, Toulalan e de Faubert.

 
Na Seleção Sub-17, tinha como companheiros o lateral-esquerdo Marange, o defensor Kaboul e N’Zogbia.

Kaboul e Marange foram alguns dos que estiveram com Gourcuff na Eurocopa Sub-19, na Irlanda do Norte, onde se consagraram campeões na final contra a Inglaterra, em 2005.


Integrou o elenco da Seleção Francesa de Futebol que disputou a Copa do Mundo FIFA de 2010.
Fonte: Wikipédia.
Beijos nos pés!