sábado, 13 de outubro de 2012

James Van Der Beek

James William Van Der Beek Jr. nasceu em 8 de março de 1977 em Cheshire (Connecticut, EUA).
Esse ator americano de 1,83 m de altura é casado com Heather McComb desde 2003 até os dias de hoje.

Ficou famoso por interpretar Dawson Leery, o protagonista da série Dawson’s Creek.


O talento e a dedicação de James Van Der Beek vieram à tona prematuramente. Uma pequena lesão aos 13 anos de idade o excluiu da carreira de jogador de futebol na escola e, assim, Van Der beek se viu fazendo o papel principal de Grease – Nos Tempos da Brilhantina no teatro infantil de sua cidade. A partir daí, apaixonou-se pelo teatro e passou a atuar em peças locais.


Aos 16 anos, a mãe dele, notando seu grande interesse pela atuação cênica, ofereceu-lhe ajuda em suas aspirações, levando-o diariamente para Nova York para fazer testes. Apesar de terem conseguido um empresário na primeira viagem, Van Der Beek passou um ano fazendo testes para comerciais sem obter muito sucesso.


Mas aos 17 ele foi contratado para atuar na peça Finding the Sun, escrita e dirigida por Edward Albee.
Fazendo longas jornadas para comparecer aos ensaios e apresentações em Nova York, ao mesmo tempo em que frequentava a escola, Van Der Beek acredita que essa peça foi a experiência que precisava como ator e, ainda assim, conseguiu concluir o ano letivo como segundo da classe.


Após essa estreia no teatro, atuou em Shenandoah, na Goodspeed Opera House. Sua primeira aparição nas telas foi em 1995 com o filme Angus – O Comilão, interpretando um vigarista arrogante. Van Der Beek também estrelou Bem-Me-Quer, Mal-Me-Quer, filme com Claire Danes.


Sempre um excelente aluno, Van Der Beek recebeu uma bolsa de estudos na Universidade Drew em Madison, New Jersey, onde tirou as notas mais altas em Inglês e Sociologia. Atuou em Marcação Cerrada, ao lado de Jon Voight, em que interpretava um jogador de futebol rebelde de uma escola do interior, e Texas Rangers, sobre o primeiro grupo organizado de combate ao crime do Velho Oeste.

Como Dawson, fez uma pequena participação na sátira de terror Todo Mundo em Pânico. Ele também esteve no polêmico filme As Regras da Atração, onde viveu um personagem totalmente oposto ao que lhe deu fama em Dawson’s Creek.


Van Der Beek viveu numa cidadezinha da Nova Inglaterra e passava as férias em Cape Cod, onde se passou o programa Dawson’s Creek. Também teve uma família amorosa.


Certa vez subiu no telhado de um prédio com uma garota para olhar as estrelas. Apesar do frio e do chão gelado, a vista era maravilhosa.


Depois do sucesso, deixou de fazer compras em sua loja predileta chamada Banana Republic. Também tem dificuldade em andar pelo shopping sem ser assediado.


Acredita que os mistérios do Universo e todas as respostas para as perguntas da vida podem ser encontradas em um filme de Spielberg, no qual tem grande admiração.

Considera seu personagem Dawson como sendo um cineasta em potencial, cuja imaginação e idealismo exacerbado às vezes o deixam alienado. E que está sempre pronto para rejeitar a realidade em nome de um cenário mais romântico.

Acha ele um pouco ingênuo e que está sempre ausente, absorto em seu mundo, algo muito parecido com o que o ator sente na vida real.


Comeu muita poeira para interpretar seu primeiro filme de época chamado Texas Rangers.
Passava nove meses por ano gravando o seriado Dawson’s Creek.


Gosta que a mulher seja honesta, para poder conversarem bastante.
Quase trocou a carreira de ator pela faculdade, por causa das dificuldades que teve no inicio da carreira.
Fonte: Wikipédia.
Beijos nos pés!