quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Jude Law

David Jude Heyworth Law nasceu em 29 de dezembro de 1972 em Londres (Inglaterra).


Além dos olhos azuis, da boca sensual, o cabelo rebelde loiro, esse ator londrino com 1,85 metro tem muito carisma.



Foi indicado duas vezes ao Oscar e recebeu vários prêmios importantes por sua atuação no teatro, tanto nos palcos ingleses como na Broadway. Filmes de sucesso, como O Talentoso Ripley (1999), A.I. – Inteligência Artificial (2001), Cold Mountain (2003), Alfie – O Sedutor (2004) e muitos outros, já tornaram evidente seu valor dramático. Seu cachê por longa-metragem passou de 750 mil para 10 milhões de dólares nos últimos anos.


O fato é que o loiraço se diz movido a sexo. Em 2005, quando o escândalo por ter transado com Daisy Wright, a então babá de seus filhos, veio à tona, ele chegou a se desculpar publicamente e a cogitar se internar em uma clínica para viciados (tal e qual Michael Douglas). Assentada a poeira, o astro parece ter esquecido o assunto.


Foi casado com a atriz e designer Sadie Frost entre 1997 e 2003 com quem teve três filhos (Rafferty, Iris e Ruddy, além do adotivo Finlay). Em 2004, iniciou a relação com a atriz Sienna Miller, que durou até 2007. Em 2009 foi confirmada a notícia de que Jude seria pai pela quarta vez, a mãe é a atriz e modelo Samantha Burke. No dia 22 de setembro de 2009, nasceu a quarta filha do ator chamada Sophia.


O casamento de Jude e Sadie durou apenas seis anos, mas o ator ainda exibe no braço a tatuagem que fez em homenagem à ex, com um trecho da música Sexy Sadie, dos Beatles. Vale dizer que a decisão pelo divórcio partiu de Sadie. Na época, ela culpou Jude pelo agravamento de sua depressão pós-parto, quando nasceu a menina Iris. Mas a imprensa acredita até hoje que a gota d’água aconteceu quando a criança, então com 2 anos, engoliu uma pílula da droga ecstasy numa festa infantil, em Londres (no mesmo local acontecera uma rave no dia anterior).

Jude filmava fora da capital inglesa e, revoltado, acusou a mulher de negligência. A luta pela guarda das crianças (que acabou ficando com Sadie) durou quase dois anos.


Filho do casal de professores aposentados Peter e Maggie, Jude (seu nome foi inspirado na canção Hey Jude, dos Beatles) estreou no palco aos 12 anos, no National Youth Music Theater.

Também estudou no Guildhall School of Music and Drama. Foi incentivado pelos pais, que dirigem um grupo teatral em Paris. Aos 17 anos, abandonou os estudos para se dedicar a arte dramática. Um anos depois, já estava na TV, fazendo a novela inglesa Families. Mas foi graças ao sucesso de uma peça encenada na capital inglesa (Indiscretions, na qual aparecia nu em cena), que acabou em Nova York.


Law começou a se destacar nas telonas em 1997 com o drama de guerra Bent, a controversa e polêmica cinebiografia Wilde (na qual interpreta o amante do dramaturgo Oscar Wilde) e a trama de ficção Gattaca, a Experiência Genética, seu primeiro longa filmado nos EUA.

Jude já foi colega de quarto de outro gato, Ewan McGregor, de quem é amigo até hoje. Numa entrevista, disse nunca ter tido problemas em ficar nu em cena, porque isso já virara rotina para ele e McGregor.

A declaração se referia à escolha de papéis, mas também à época em que dividiam apartamento. Segundo ele, ambos ficavam nus boa parte do tempo. Para a revista People (que o elegeu o homem mais sexy em 2004), disse: “A verdade é que não me tornei famoso até tirar a roupa toda”. Ironicamente, acrescentou que nunca se preparou para parecer sensual. “Jamais saberia vender a mim mesmo como símbolo sexual”.


Seja como for, ninguém resiste a seus encantos. Em 2004, Jude recebeu até uma indicação ao MTV Movie Awards de melhor beijo em Capitão Sky e o Mundo do Amanhã. E que beijo! O galã mantém o fôlego e a bela forma com uma dieta vegetariana. Pratica musculação e nunca se recusa a fazer cenas de perigo. Se arrisca tanto que já quebrou uma costela ao cair de costas numa cena de assassinato no filme O Talentoso Ripley.

Entre suas manias, o ator guarda uma peça de roupa de cada personagem que interpreta. Também contratou um guarda-costas alegando estar chateado com o assédio de fãs e fotógrafos de Hollywood.

Apesar de fazer cinema, nunca deixa de procurar o texto certo para retornar aos palcos. Afirma fazer tudo com grande paixão.


Fonte: Revista Nova, 12/2006 e Wikipédia.