quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Matt Damon



Matt Damon nasceu no dia 8 de outubro de 1970 na cidade de Cambridge, em Massachusetts (EUA). Descendente de finlandeses, Matt Damon é doce, sensual e bem-sucedido. Com 41 anos e mais de 40 filmes no currículo, ele é um queridinho de Hollywood.

O galã é filho de investidor aposentado com uma professora universitária. Possui um irmão, Kyle Damon, que é um renomado artista plástico.

Aluno quieto e disciplinado até a adolescência, era admirado pelos professores por causa das ótimas notas. Fora do horário de aula, no entanto, ele se tornou conhecido pela extrema simpatia. Tanto que ganhou o apelido de Senhor Popularidade.


Junto com o amigo de infância Ben Affleck, Matt escreveu o roteiro do megassucesso Gênil Indomável, premiado com um Oscar em 1997. Graças ao filme, o ator se consagrou ainda como o talento mais jovem a ser indicado na categoria Melhor Ator. 

Outro momento marcante foi sua interpretação como Jason Bourne na trilogia baseada na obra de Robert Ludlum: A identidade Bourne (2002), A Supremacia Bourne (2004) e o Ultimato Bourne (2007).

Em 1996, Matt perdeu 18 quilos para viver seu personagem no drama sobre a guerra do golfo Coragem sob Fogo. Como ainda não tinha status nem dinheiro para contratar um nutricionista, decidiu se preparar por conta própria. Resultado desastroso; emagreceu demais, ficou doente e ainda teve de tomar vitaminas por anos até seu metabolismo voltar ao normal.

Em 1999, fez nova dieta de fome para o filme O Talentoso Ripley. À revista, ele confidenciou ser capaz de fazer quase tudo por um personagem, menos voltar a acender um cigarro. Fumou dois maços por dia durante 15 anos. Parou algumas vezes, voltou, mas conseguiu largar o vício quando começou a frequentar sessões de hipnose.



Apesar de cara de bom moço, Matt tem um lado atrevido. E assume sem a menor timidez que até faria um nu frontal em cena, se o filme exigisse. Tem mais: ele demorou a levar as namoradas a sério.


Tanto que anunciou o fim do romance com Minnie Driver (que conheceu nas filmagens de Gênio Indomável) em uma entrevista para a apresentadora Oprah Winfrey, sem antes ter avisado a atriz sobre o rompimento. Para se vingar, a moça doou todas as roupas dele ao Exército de Salvação. Depois dela, Matt também trocou Winona Ryder ao conhecer Penélope Cruz, que foi solenemente dispensada quando ele caiu de amores pela assessora do diretor Billy Bob Thornton (ex de Angelina Jolie), a bela Odessa Whitmire.

Apesar do coração inquieto, em dezembro de 2005 o galã resolveu dizer sim a uma moça sem nenhuma fama, a argentina Luciana Barroso, que conhecera dois anos antes em um clube noturno chamado Crobar, localizado em Miami. O astro e a mulher viajaram em lua-de-mel para a Europa e levaram junto Alexia, na época com 7 anos, filha da ex-garçonete. A menina assistiu ao casamento numa cerimônia civil, secreta, que se realizou em Nova York.

Para satisfazer a vontade da noiva, Matt fretou um avião de Buenos Aires aos Estados Unidos para transportar todos os parentes da felizarda. Em 2006, a família Damon cresceu graças ao nascimento de Isabella que transformou de vez o ator num verdadeiro paizão. Depois vieram Gia e Stella.


Apesar de disputado por diretores e produtores e de ostentar uma estatueta dourada em seu apartamento de Nova York, Matt gosta de ser visto como uma pessoa comum. Até admite que não tem a menor ideia do que fazer para prolongar a própria carreira.


Também assume que já levou vários foras de garotas. Daquele tempo, aprendeu uma importante lição. É muito melhor ser você mesmo do que tentar parecer alguém diferente só para agradar.

Para interpretar seu personagem em Os Infiltrados, Matt fez rondas e realizou procedimentos típicos da rotina policial. Já em O Bom Pastor, dirigido por Robert De Niro, o astro contracena com Angelina Jolie. Na fita, o gato viveu um agente recrutado pelo serviço de inteligência dos Estados Unidos que precisa sacrificar sua vida pessoal. Algo que ele se recusa a fazer na vida real. Para ele a família vem sempre em primeiro lugar.



Fonte: Revista Nova, 03/2007 e Wikipédia.


Beijos nos pés!