sábado, 9 de janeiro de 2016

La Casa Museo La Chascona

Quando resolvi ir para Santiago, não fiz tantos planos de passeios. Mas a casa de Pablo Neruda chamada "La Chascona" foi muito bem programada.
Pablo Neruda foi um poeta chileno, bem como um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha e no México. Neruda recebeu o Nobel de Literatura em 1971.

Essa casa situada próximo ao Zoológico Nacional, funciona como um museu e tem um sistema de guia de áudio. Está disponível em Inglês, Francês, Português, Alemão e Espanhol. A entrada custa $ 6.000 CLP e não pode fotografar a parte de dentro.

Conforme a gente vai passeando pelos cômodos, o áudio vai explicando cada canto da casa, a importância dos objetos e principalmente um pouco da vida e hábitos de um dos maiores ícones da literatura chilena.
Gostei das porcelanas com desenhos de Cannabis, no qual ele usava para brincar com os convidados. Ele tinha um ótimo censo de humor!

Foi realmente EMOcionante a visita e aproveitei o máximo que eu pude. Entrei com uma turma de visitantes, e acabei saindo com outra. Na saída tinha uma loja de souvenirs com ótimos preços.

Entrou um brasileiro de chinelo e bermuda que ficava brigando com a irmã o tempo todo. Pena que não deu para fotografar. Mas o cara era um gato!
Quem for a Santiago, não pode deixar de visitar essa casa que tem uma ótima arquitetura e urbanismo.

Quando voltar ao Chile, pretendo visitar a outra casa chamada "La Sebastiana" que fica em Valparaíso.
Depois resolvi ir atrás de palito de dentes que não tinha nos mercados. 

Passei no Mercado Central e comprei ovos pela metade do preço e acabei achando os palitos. 
Dica do dia:
Assim como os argentinos, eles não gostam quando ficamos escolhendo as frutas com as mãos. 

Então, percebi que quando eles escolhiam as mercadorias, sempre colocavam alguma coisa batida ou meio estragada. Então preferia comprar no supermercado, mesmo sendo mais caro. Pelo menos podia escolher o que queria. 

No mercado eles gostam de vender sempre à kilo. Em alguns supermercados, podemos comprar por unidade. Às vezes o barato sai caro!

Saí um dia com o meu companheiro de quarto e ele quis comprar 10 ameixas por $ 1.000 CLP. Acabei comprando duas ameixas por $ 56 CLP. Se tivesse comprado 10 unidades, sairia por pouco mais de $ 500 CLP. O mais importante é que no supermercado a qualidade é sempre bem melhor!

Passei no centro comercial e vi danças e músicas típicas chilenas, que eram sempre agradáveis de se ver. 
Cheguei em casa de noite, apesar de ainda estar claro. No verão o sol se põe as 9 da noite. Aproveita-se bem o dia!

Amanhã conto o meu dia maravilhoso no Zoológico Nacional.
Fonte: Wikipédia.
Fonte: http://www.fundacionneruda.org/es/la-chascona/informacion-visita
Beijos nos pés!

Vídeo