terça-feira, 24 de julho de 2012

Tobey Maguire



Tobias Vincent Maguire nasceu em Santa Monica, Califórnia (EUA), em 27 de junho de 1975. Ele não se enquadra no estereótipo de galã. Tem 1,74 metro e cara de menino, apesar de seus 37 anos. É vegetariano. Não bebe álcool e nem cafeína. Não fuma e faz ioga sempre que dá tempo. Ainda sabe cozinhar.

O próprio bom moço. Do tipo que dispensa a badalação de Hollywood para paparicar a família. É ... Por tudo isso, que Tobey encanta uma legião de fãs.

Não são apenas os olhos azuis que chamam a atenção nesse canceriano. A determinação e a persistência também brilham feito safiras. Ele é filho da secretária Wendy com o cozinheiro Vincent – que tinham 18 e 20 anos, respectivamente, na época de seu nascimento. Romperam o relacionamento dois anos depois.

Por incentivo da mãe, decidiu ter aulas de interpretação e, ainda adolescente, fez comerciais para a TV, seriados e pequenas participações em filmes. Até que, em 1997, conseguiu um papel de destaque em Tempestade de Gelo, do diretor Ang Lee, e integrou o elenco de Desconstruindo Harry, de Woody Allen. Foi o começo de sua vitória. Nos anos seguintes, emendou um sucesso no outro: A Vida em Preto e Branco, com Reese Witherspoon; Regras da Vida, com Michael Caine; Garotos Incríveis, com Michael Douglas...

Daí para receber o irrecusável convite que o lançou a megastar em 2002 foi um pulo. Na pele de Peter Parker, o estudante picado por uma aranha geneticamente modificada que ganha superpoderes, conquistou o mundo. E quais são os superpoderes do homem por trás do personagem fantástico?


Segundo a entrevista que deu para à Cosmopolitan inglesa, ele acredita que os famosos que vivem nas revistas de fofoca adoram aparecer, e que isso os enche de satisfação. Ao contrário deles, faz o possível para evitar fazer ou dizer algo que o torne alvo desse tipo de exposição.


Apesar de dedicar-se a uma dieta rigorosa e a um programa de malhação intenso para ganhar os músculos do Homem-Aranha, ele acredita que isso não seja uma boa coisa a fazer. Depois do filme, procurou ter bons hábitos sem ser radical. Não se sente culpado quando tem vontade de comer doce, massa, pão ou açúcar.

Com relação ao fato de ser pai, salienta que é uma emoção que está além da nossa imaginação. Quando tem que trabalhar, sente o coração apertado, querendo ficar por mais tempo com sua prole.


Por pouco o protagonista da trilogia Homem-Aranha não vira chef de cozinha. Quando o garoto de olhos hipnotizantes deu mostras de que iria seguir a profissão paterna, a mãe ofereceu 100 dólares para que mudasse de ideia e frequentasse aulas de teatro.

Proposta aceita, ele tomou tanto gosto pela coisa que, para a nossa sorte, não parou mais. E acabou vestindo a roupa do super-herói mais bem-sucedido da história do cinema. O terceiro filme da saga bateu recordes de público no mundo inteiro!



No filme Seabiscuit – Alma de Herói, Tobey faz um jóquei que transforma um cavalo comum em um campeão. Infelizmente, como gosto de filmes de terror, assisti apenas esse filme que concorreu ao Oscar e a trilogia Homem-Aranha.

Quando der, vou tentar prestigiar o nosso herói assistindo outros filmes dele.


Fonte: Revista Nova, 07/2007.


Beijos nos pés!